Dudia Dsign

Branding, Rebranding, Logo e Identidade Visual

Home > Blog > Branding, Rebranding, Logo e Identidade Visual

Posts do Blog

Branding, Rebranding, Logo e Identidade Visual

Branding, Rebranding, Logo e Identidade Visual

A criação, divulgação e fortalecimento de uma marca no mercado só são possíveis com um planejamento minucioso e com a atuação de uma equipe profissional formada por designers, profissionais de marketing e consultores especializados. Antes de uma marca se tornar conhecida pelo público, existem passos e estratégias fundamentais que devem ser adotados, como o processo de branding, a criação do logo e da identidade visual. Entenda esses conceitos:

Branding
Processo de definição, disseminação e assimilação da imagem corporativa e da personalidade de uma empresa. Esse processo é composto das seguintes etapas: Investigação e diagnóstico, estratégia e posicionamento de marca, naming e identidade verbal, identidade visual, experiência de marca e gestão dos pontos de contato da marca com seus públicos. A iniciativa tem como objetivo fazer com que o público consumidor assimile os valores por trás de uma marca, além de compreender e valorizar sua cultura corporativa e posicionamento.

O branding acaba sendo, em muitos casos, um modelo empresarial que coloca a marca no topo das decisões corporativas e reflete-se em um conceito emocional, captado pelos diversos públicos estratégicos.
Muitas empresas modernas têm usado as estratégias de branding na atualidade. Principalmente no segmento de startups e empresas de tecnologia, o branding ajuda a transmitir uma imagem de inovação e a criar uma conexão real entre marca e consumidor.

Logo
O logo é a principal referência de identificação de uma empresa. Formado por um símbolo e pelo nome da organização, ou por apenas um dos 2 elementos, ele representa a empresa e a torna reconhecível pelo público.
Adiante exemplo de logo misto, ou seja, é composto pelo nome da organização e por um símbolo.

 
Logo inHouse Church  
  
Identidade Visual
A identidade de uma empresa é aquilo que faz com que ela seja reconhecida pelo público, o que inclui: logo, papelaria corporativa, cores, fontes, grafismos, entre outros elementos visuais.
Adiante um exemplo de Identidade Visual aplicado em Papelaria Corporativa.


Identidade Visual Macedo Empreiteira
 
E o Rebranding, o que significa?
Em outro cenário, quando a marca já está consolidada, depois de anos de atuação, ela precisa se modernizar. Essa estratégia é adotada por muitas empresas para transmitir um novo conceito, uma nova posição de mercado ou para atingir novos consumidores em potencial.
Na prática, o rebranding é como um reposicionamento da marca, uma modernização da identidade visual. Muitas organizações têm optado pelo rebranding para tornar suas marcas mais fluidas, inovadoras e adaptadas para as plataformas digitais. Essa é uma maneira de restabelecer ou fortalecer ainda mais a conexão de uma empresa já consolidada com o seu público.
Veja alguns exemplos de Antes e Depois de Rebrand Identity desenvolvido pela Dudia Design.

 
Antes e Depois - Rebrand Identity - Bruly Planejados

Logo Bruly Planejados


 
Rebrand Identity - DKRLI
 
O exemplo das grandes marcas 
Nos últimos anos, diversas marcas consagradas passaram pelo processo de rebrand identity, entre elas a Pepsi, a Shell, a IBM e a Apple. Essas evoluções das marcas famosas são o exemplo perfeito de que mudanças são necessárias de tempos em tempos, tanto no posicionamento, quanto na identidade visual.
Para atingir resultados de sucesso, o projeto de rebranding e rebrand identity deve ser feito por uma equipe experiente, que desenvolva um trabalho sério, seguro e embasado em pesquisas de público-alvo, concorrência, histórico da empresa, seus ideais e valores.

 
Evolução logo Pepsi
  
Evolução Logo Shell
 
Evolução Logo IBM

 
Evolução Logo Apple
 
Cases de sucesso Dudia Dsign
A Dudia Dsign trabalha em todas as etapas de planejamento, criação e divulgação de uma marca corporativa, além de ter ampla experiência no processo de rebranding. Entre os cases de sucesso da agência de design, é possível destacar os trabalhos de rebrand identity feitos para marcas como Macedo Empreiteira, Bruly, Intuiti e Dkrli. Os serviços de redesign de logo, criação da papelaria corporativa, site e redes sociais garantiram às marcas mais credibilidade, competitividade e inovação.
Vale ressaltar que, no processo de rebrand identity, são avaliados todos os critérios que podem aperfeiçoar e ampliar o impacto de uma marca. Sendo assim, além de modernizar o logo, por vezes é necessário redefinir o naming, formas e cores, padrões visuais e conceitos que vão comunicar a alma da empresa.

Quer uma avaliação gratuita da sua marca? contato@dudia.com.br

 

Créditos:
Texto: Dudia Dsign com a participação de Antonio Roberto de Oliveira
Foto da evolução das marcas famosas: evef.com.br
Demais fotos by Dudia Dsign

Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe com um amigo :) 
Desta forma você nos incentiva a criar mais conteúdos legais como este.
 
 

Por Dudia Dsign | 10/04/2017