Dudia Dsign - Logotipos, Criação de Sites, Lojas Virtuais, Redes Sociais

Dicas para não ser o chatão do WhatsApp

Home > Blog > Dicas para não ser o chatão do WhatsApp

Posts do Blog

Dicas para não ser o chatão do WhatsApp

Dicas para não ser o chatão do WhatsApp


O WhatsApp é um fenômeno de popularidade. O aplicativo de mensagens de texto, voz e ligações atingiu, em 2016, a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo. No Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo MEF (Mobile Entertainment Forum), o WhatsApp é o comunicador instantâneo de maior sucesso, com mais de 100 milhões de usuários.

Utilizado tanto para entretenimento quanto para negócios, o WhatsApp se tornou indispensável no dia a dia de diversos brasileiros. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a ética, a educação e o bom senso devem fazer parte das interações realizadas pelo comunicador, principalmente quando o app é empregado em relações comerciais, no atendimento ao público ou agendamento de horários.

É fundamental separar bem os grupos e conversas entre amigos e familiares das comunicações destinadas aos negócios. Além disso, é preciso adotar um certo controle e uma postura crítica em relação aos conteúdos compartilhados no aplicativo. Neste sentido, vale dizer que nem todas as pessoas gostam de receber correntes e piadas. Outro ponto importante é evitar a divulgação de qualquer informação que não tenha sido publicada por fontes confiáveis, uma vez que o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas para a propagação de notícias falsas, por conta da agilidade de sua comunicação.

Se você quer usar o WhatsApp da maneira correta e evitar ser rotulado como o “chatão” do aplicativo, confira nossas dicas a seguir. Com estas posturas, você evita a fama de inconveniente no aplicativo e ainda usa o comunicador com mais assertividade, elegância e boas maneiras!

10 dicas para usar o WhatsApp

1. Evite aquelas tradicionais e cansativas mensagens de “Bom Dia”, “Boa Tarde” e “Boa Noite” nos grupos. Muitas pessoas deixam as conversas por causa deste tipo de mensagem.

2. Não divulgue fotos de crimes, mortes e outros tipos de imagens chocantes. Além de ser bastante desagradável, essa atitude não agrega absolutamente nada de bom à vida das outras pessoas.

3. Respeite opiniões e orientações divergentes. A comunicação no aplicativo deve ser democrática e respeitosa sempre.

4. Antes de entrar para um grupo, busque saber se existem regras para as postagens.

5. Tenha bom senso em relação aos horários das mensagens enviadas. Nem todas as pessoas estão acordadas às 5 da manhã para receber o seu recado. Respeite os horários de descanso dos usuários e só trate de negócios em horário comercial.

6. Se estiver usando o aplicativo para fins profissionais, responda às mensagens dos clientes com a máxima agilidade possível. Nunca ignore um recado e esteja preparado para resolver problemas e atender demandas.

7. Não mande promoções e spans pelo WhatsApp. Essa é uma prática bastante negativa e que pode afastar as pessoas do objetivo da sua comunicação.

8. Assim como qualquer rede social, o WhatsApp exige uma postura responsável dos usuários. Sendo assim, nunca estabeleça comunicações que comprometam os princípios éticos e legais.

9. Nas comunicações para negócios, não inclua todos os contatos em seu grupo sem a prévia autorização das pessoas. Nunca adicione usuários que você não conhece ou pessoas que não tenham interesse em participar do seu grupo.

10. Não utilize o WhatsApp para aprovar orçamentos. Faça esse tipo de comunicação por e-mail ou ligação telefônica.

Por Dudia Dsign | 11/01/2017